Como amamentar um bebê adotivo?

*Utilizando-se da "relactação" ou " método para reindução da lactação" ou "lactação adotiva": esse método exige uma grande  motivação por parte da mãe, pai e família  e apoio  constante  de  profissionais que trabalhem com amamentação , de grupos que apoiem e incentivem a amamentação e de grupos de pais adotivos.
*Antes da chegada do bebê , a mãe já pode ir se preparando através de massagens e compressas mornas nas mamas. O uso de medicamentos que ajudem a induzir a produção de leite materno ,deve ser supervisionado por um médico especialista.
*Depois da chegada do bebê , o essencial para produzir leite materno, é colocar o bebe para mamar atraves da relactação em todos os horários de mamada, além disso, manter ordenhas manuais ou ainda usando  bombas elétricas,caso seja uma opção da mãe .
O objetivo maior da amamentação adotiva, é o da formação de vínculo mãe - filho; é o contato físico entre mãe e bebê ! Esse vínculo pode ser estreitado de outras formas também: uso de sling/kepina, cama compartilhada, amamentar sem roupas(mãe e bebê), massagens no bebê (Shantala).
Inicialmente a mãe pode amamentar de forma mista ou parcial (ou seja, oferecendo outros tipos de leite ao bebê),mas pode chegar á amamentação exclusiva!
O ideal é que não seja oferecido mamadeiras e bicos artificiais, para que não atrapalhe o estabelecimento da amamentação,uma vez que são formas diferentes de sugar.O ideal é oferecer o leite num copinho .
Nas mães adotivas a produção de leite segue aumentando ainda até o sexto mês. A maioria das mães conseguem amamentar seus filhos adotivos com seu próprio leite pelo menos, cobrindo a metade das suas necessidades.
O estímulo da sucção aumenta os níveis de ocitocina e prolactina (hormônios que produzem e ejetam o leite materno) na mulher , e como efeito secundário, a mãe pode  observar irregularidades ou ausência de menstruação( o que comprova que o processo está indo bem. )
Reforço a importância da mãe ter uma rede de apoio que leve á ela segurança,cuidado, orientações corretas e que a família busque se informar para saber ajuda´-la nos momentos de insegurança/dúvidas.

Comentários