Composição do leite materno
 
             O leite materno contém mais de 200 substâncias, nem todas inteiramente estudadas e são divididas em três grupos:
  •     Específicas para a espécie (imunoglobulinas, por exemplo);
  •  Específicas para o organismo (lactose, por exemplo);
  • Específicas para a espécie e organismo (lipídios, por exemplo).
            Os elementos do leite humano: água, energia, proteína, lipídio, ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados, carboidratos, minerais, potássio, cloreto, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cobre, iodo, cromo, selênio, flúor, manganês, vitaminas B6, B12, C, D, E e K, retinol, caroteno, tiamina, riboflavina, niacina, folato, ácido pantotênico e biotina.

O Colostro
      É o fluido acumulado nas células alveolares nos últimos meses de gestação e secretado nos primeiros dias pós-parto.
      Em menor quantidade tem-se carboidratos e gordura do que o leite maduro. É rico em imunoglobulinas, peptídeos antimicrobianos e outras moléculas bioativas.
      Trata-se de um líquido transparente, de cor amarelada com aspecto cremoso/viscoso, muito rico em proteínas, vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis.

O leite de transição
      Este período é visto como apojadura ;
      Do 7º ao 21º dia após o parto, as alterações na composição do leite humano ocorre de forma mais lenta;
      Segundo Moura (2002), o leite de transição se forma na segunda semana pós-parto e é o elo entre o colostro e o leite maduro, que acontece a partir da segunda quinzena pós-parto.
      Nesta fase a mãe poderá apresentar hipertermia, cefaléias, congestão vascular e aumento progressivo da glândula mamária. Se os sintomas persistirem, é necessário avaliação de uma consultora em aleitamento materno ou médico.

O Leite Maduro
      O leite maduro surge por volta da terceira semana após o nascimento, possuindo uma cor mais branca e se apresentando com aspecto mais consistente do que o leite de transição;

O Leite do bebê prematuro – A inteligência do corpo humano
      O leite do pré-termo tem uma composição diferente dos outros, pois é elaborado para as necessidades específicas de um prematuro;
      Possui grande conteúdo de proteínas, gorduras, calorias, vitaminas lipossolúveis, lactoferrina e vitamina A, porém é mais pobre em vitamina C e lactose .

Comentários